moradia dependência química 28

· 4 min read
moradia dependência química 28

Ebc Moradias Coletivas Ajudam Dependentes Químicos A Retomar Convívio Social
Para tanto montamos um programa de tratamento contemplando a recuperação física, mental, emocional, social e espiritual. A moradia assistida geralmente é oferecida em um ambiente residencial, onde os pacientes vivem juntos e participam de atividades terapêuticas diárias. Nesse post vamos explorar essa não tão nova modalidade de tratamento para dependentes químicos e alcoólatras. Assim, pode-se inferir que a Oxford House tem apresentado bons resultados porque está em sintonia com umas das Políticas Nacionais daquele país desde o plano de 1988, o qual estimulava a expansão de casas de reabilitação (Manuel Oxford House,1990; Polcin, 2001). Considerações Finais Espera-se que outros estudos possam responder de forma mais consistente questões  pertinentes aos critérios de “elegibilidade”, efetividade e eficácia deste tipo de programa na dependência química. Dado a carência de estudos nacionais sobre a temática das RT, sugere se esta área como necessitando maior atenção e interesse em pesquisas futuras.
Infelizmente este serviço não pode ter continuidade pela término do convênio e dificuldades de manutenção da residência pela falta de verba. O novo serviço foi re- aberto em 2006, sendo mantido com apoio da prefeitura do município. Este serviço funcionou desde o final do ano de 1999 até setembro de 2003 numa das periferias mais conhecidas da cidade de São Paulo pelos altos índices de homicídios (122 homicídios por 100 mil habitantes em 1995) e exclusão. Contava com o apoio técnico e financeiro da UNIFESP/UNIAD, Secretaria do Estado de São Paulo e Sociedade Santos Mátires (ONG católica com mais de 12 anos de atuação nesta comunidade).
A INSTITUIÇÃO ABRAÇO tem como objetivo o resgate da cidadania e a defesa dos direitos sociais do dependente químico através do Centro Terapêutico e da Moradia Assistida. O auto conhecimento é fundamental para a compreensão do cliente sobre a sua condição, seus limites em relação às suas tendências e inclinações. Através de exame mental, a avaliação psiquiátrica e fundamental para diagnostico da situação mental.

moradia dependência química


A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem psicológica que é amplamente utilizada no tratamento para dependentes químicos. Como é o caso da internação, uma opção viável seriam as moradias assistidas, as residências terapêuticas ou até mesmo a opção de hospital dia. O programa é indicado para dependentes químicos e alcoólatras posterior a um programa de desintoxicação como uma clínica de reabilitação, por exemplo.
clinica de reabilitação para mulheres


E estas moradias geralmente estão localizadas próximas a departamentos de psiquiatria ou unidades de saúde. Sua administração fica a cuidados de uma equipe variada, entre médicos, enfermeiros, terapeutas e consultores. Com relações familiares e profissionais prejudicadas e colocando em risco a sua vida e de outras pessoas.
Algumas clínicas podem oferecer serviços especializados para pessoas com necessidades específicas, como tratamento para co-ocorrência de transtornos mentais. É importante conversar com o nosso atendimento especializado para determinar a melhor opção de tratamento para você. Devido a pandemia, precisamos nos adequar aos novos tempos, sempre seguindo as recomendações de todos os órgãos de saúde e demais órgãos reguladores, como o uso máscaras de proteção facial, álcool em gel e demais medidas de proteção. A promoção do tratamento da dependência química não pôde parar, os pedidos de ajuda continuaram frequentes.
Porém, a clínica de recuperação deve estar apta a realizar este tipo de internação, no caso de nossas unidades, basta consultar na página da clínica de reabilitação escolhida no campo "Internação", se esta oferece a modalidade "Internação Involuntária". A moradia assistida é uma abordagem de tratamento para dependentes químicos que fornece aos pacientes um lugar para morar enquanto eles se recuperam de sua dependência. Também pode ser indicado o tratamento para dependentes químicos em uma moradia assistida para aqueles que estejam correndo riscos de uso em seu ambiente familiar. Como não poderia deixar de ser, uma casa de recuperação tem como principal objetivo tratar a dependência química e devolver a qualidade de vida e o bem-estar dos seus pacientes.

moradia dependência química



Na Itália, isto se deu de forma mais expressiva a partir da aprovação da lei nº 180 em 1978 motivada pelas idéias fenomenológicas de Franco Basaglia. A prática adotada é do viver em família com papéis, regras e o exercer responsabilidades junto aos demais membros. Nesta perspectiva, uma família é um sistema que opera através de padrões transacionais, isto é, de regras oriundas das interações repetidas entre os indivíduos (Budson, 1978; Minuchin, 1982). A Ibogaína cria um reajuste dentro do  organismo, reajustando químicas como endorfina, serotonina, dopamina, que são responsáveis pelo nosso prazer. Cerca de 62% dos pacientes que passaram pela Ibogaína conseguiram se manter abstinentes. Abstinentes, enquanto em tratamentos mais comuns e conhecidos esse percentual é de apenas 30%.